Corinthians joga melhor e derrota o Flamengo, mesmo com muitos desfalques, e termina rodada na vice-liderança!

Corinthians joga melhor e derrota o Flamengo, mesmo com muitos desfalques, e termina rodada na vice-liderança! - Marcos Doniseti!

Corinthians derrotou o Flamengo por 1X0, na Neo Química Arena lotada (43.708 pagantes), e chegou aos 29 pontos, mesmo desfalcado de 6 jogadores importantes (Fagner, Maycon, Paulinho, Renato Augusto, Willian e Mantuan).

O Corinthians derrotou o Flamengo por 1X0, na Neo Química Arena, com gol contra de Rodinei, em partida na qual foi muito mais ofensivo do que o time do Rio de Janeiro.

Com a vitória o Corinthians subiu para o segundo lugar no Brasileiro, com 29 pontos, ficando apenas 1 ponto atrás do líder Palmeiras, que empatou com o Fortaleza em 0X0 na capital cearense. E mesmo que o Internacional derrote o América-MG, hoje, o segundo lugar está garantido até o final dessa rodada.

A vitória foi merecida, pois o Corinthians teve mais volume de jogo, tomando mais a iniciativa de atacar durante a maior parte do tempo, realizando muitas triangulações e jogadas pelas laterais do campo, bem como marcando forte a saída de bola do Flamengo em determinados momentos do jogo, principalmente no início dos dois tempos. 

O ótimo analista Jow, do 'Meu Timão' disse, em sua conta no Twitter, que durante a partida o Corinthians chegou 43 vezes ao terço final do Flamengo, enquanto este chegou 30 vezes ao terço final do Corinthians, comprovando o maior volume de jogo e a postura mais ofensiva do Timão na partida.

Assim, nos primeiros 10 minutos da partida o Flamengo mal passou do meio de campo. Depois o time do RJ começou a sair mais para o jogo, que ficou mais equilibrado.

No primeiro tempo, o Corinthians teve mais presença no ataque, mas pecava no momento que antecedia as finalizações, mas o Flamengo também quase não chegava em situações de perigo contra o gol do Corinthians, com a exceção de uma bola chutada por Vitinho e que Cássio, em grande defesa, desviou e a bola bateu na trave.

A melhor chance do Corinthians, no primeiro tempo, foi em uma jogada individual de Adson, que driblou o zagueiro e chutou sobre o gol do Flamengo. Ele foi o jogador mais rápido e habilidoso da partida, que sempre procurava partir para cima, driblar e abrir espaço na defesa adversária.

Aliás, Adson (que fez uma ótima partida e saiu por desgaste excessivo no final), também sofreu um pênalti não marcado pelo árbitro quando levou um chute na canela desferido por Ayrton Lucas dentro da área do Flamengo. Adson 'valorizou' o lance? Sim, mas a pancada aconteceu. 

Logo, o pênalti ocorreu e o Corinthians foi prejudicado pela não marcação do mesmo. Isso resultou em uma reclamação de Vítor Pereira, que acabou expulso e ficará de fora do banco de reservas pelas duas próximas partidas do Brasileiro, pois recebeu o terceiro cartão amarelo e, depois o vermelho.

É bom ressaltar que o Corinthians, nessa partida, jogou com um time misto (tal como aconteceu nas duas partidas contra o Boca Jrs), sendo o time com mais desfalques atualmente: Fagner, Maycon, Paulinho, Renato Augusto, Willian e Mantuan. Este último deveria ter jogado contra o Flamengo, pois sua ida para o Zenit deveria ocorrer apenas depois da partida contra o Santos, na Vila Belmiro, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil, mas ele se contundiu na partida contra o Boca na Bombonera e desfalcou o time contra o Flamengo.

Todos esses atletas teriam jogado ontem se não fosse pelas lesões que sofreram. Eram tantos os desfalques, ontem, que Vítor Pereira teve que improvisar o Lucas Piton na ponta esquerda e colocou o jovem Giovane (de apenas 18 anos) no lugar de Adson no final da partida. 

Aliás, para mim o Adson foi o melhor da partida, tomando a iniciativa sempre, se movimentando bastante, tentando o drible, quebrando a marcação, sofrendo um pênalti não marcado pelo árbitro.

Giovane é jovem, é bom jogador e tem potencial, mas até pouco tempo atrás ele sequer ficava no banco de reservas. Mas os desfalques do Corinthians são tantos que ele entrou na partida contra o Boca na Bombonera e também nessa contra o Flamengo. 

Aliás, na partida contra o Boca Jrs., o Corinthians disputou o segundo tempo com 10 desfalques, pois o time começou a partida com 8 desfalques e, depois, João Victor e Mantuan tiveram que ser substituídos por contusões. 

E no final do primeiro tempo contra o Flamengo o Corinthians perdeu, também, o Lucas Piton, por contusão, e que foi substituído por Gustavo Mosquito no intervalo (aliás, ele entrou e jogou muito bem). Vítor Pereira disse, depois da partida, que Piton pode ter sofrido uma lesão no dedo do pé, podendo se tornar mais um desfalque. Era só o que faltava...

Vítor Pereira aproveitou que iria tirar Piton no intervalo e, também, colocou Roni no lugar de Cantillo (provavelmente por questões de desgaste físico). E o jovem Roni jogou muito bem, novamente, tal como aconteceu nas partidas contra o Boca Jrs, chegando até a fazer uma bela inversão de jogo. Roni claramente melhorou e está ganhando confiança.

No segundo tempo o Corinthians voltou pressionando fortemente ao Flamengo, que voltou a ter muitas dificuldades para sair jogando, tal como aconteceu no início da partida.

Isso mostra que Vítor Pereira sabe que não tem como fazer o time jogar o tempo inteiro marcando pressão, na saída de bola adversária (a chamada 'marcação alta'), mas ele manda o time fazer isso em alguns momentos da partida e, daí, tenta os jogadores tentam criar chances para marcar o gol. 

E essa pressão deu resultado quando, aos 07 minutos, o lateral esquerdo Ayrton Lucas quis proteger a bola antes dela sair, no lado esquerdo da defesa do Flamengo, mas não viu que Gustavo Mosquito corria em sua direção. Daí, Gustavo M. (que voltava de um longo período de inatividade devido a uma tendinite) deu um carrinho e chutou a bola na perda de Ayrton, conquistando o lateral para o Corinthians.

E foi justamente depois do lateral que saiu o gol do Corinthians, após termos 3 cruzamentos consecutivos sobre a área do Flamengo (2 feitos por Gustavo M. e 1 por Adson). E no terceiro cruzamento, com a defesa do Flamengo já meio atordoada com a sequência deles, Rodinei pegou mal na bola e fez gol contra (aos 7 minutos do segundo tempo).

Muito se critica o Rodinei que, de fato, chutou a bola com o pé errado (usou o direito, em vez do esquerdo, após desvio no alto feito pelo zagueiro Fabrício), mas o que chama a atenção é que o Flamengo não conseguiu impedir ou, pelo menos, atrapalhar nenhum dos 3 cruzamentos, deixando claro uma grave falha de marcação do time carioca.

Depois disso, aos 16 minutos do segundo tempo, Dorival Jr. colocou 3 dos principais jogadores do time (Pedro, Marinho e Everton Ribeiro) para tentar reagir no placas, mas eles praticamente não conseguiram criar coisa alguma, pois Vítor Pereira reagiu rapidamente e, 4 minutos depois (aos 20 do segundo tempo), 'fechou a casinha', colocando Bruno Melo e Bruno Mendez (eles substituíram Giuliano e Rafael Ramos).

Desta maneira o Corinthians conseguiu controlar o ritmo do jogo e impediu que, mesmo reforçado, o Flamengo criasse chances reais para marcar, controlando o jogo e sem sofrer até o final. 

O Corinthians ainda teve uma grande chance em um belo chute de Bruno Melo (que gerou ótima defesa do goleiro Santos) e outra ótima chance em um rápido contra ataque feito por Gustavo M. e Roger Guedes, que ficou na frente do goleiro, mas perdeu o ângulo para chutar. E também tivemos algumas faltas cobradas por Roger Guedes.

Isso mostra um Corinthians mais efetivo no ataque durante o segundo tempo. O Corinthians venceu por 1X0 e poderia ter feito, pelo menos, mais 2 gols.

Depois, aos 42 minutos do segundo tempo, Giovane entrou no lugar de um desgastado Adson, que fez grande partida. Destaques também para a ótima atuação da defesa e para as variações táticas usadas por Vítor Pereira na partida, alternando entre um 5-3-2 e um 4-4-2, bem como trocando Adson e Gustavo Mosquito de lado em determinado momento. 

O que chama muito a atenção é que, além das variações táticas, o Corinthians adquiriu o que o VP chamou de 'casca grossa', ou seja, a capacidade de lutar e de resistir à pressão adversária, quase não dando chances aos adversários, que passaram a ter muito dificuldade para penetrar na defesa corintiana. 

E o Vítor Pereira conseguiu isso mesmo contando com inúmeros desfalques (no segundo tempo da partida contra o Boca Jrs, dia 05 de Julho, foram 10 desfalques no total). Isso deixa claro que os jogadores estão acreditando no trabalho de VP e estão assimilando o que ele deseja para o time. Sem isso, aliás, nenhum time ganha nada.

E com a volta de vários jogadores, que estão se recuperando de contusões (Willian, Maycon, Fagner, Renato Augusto), outros três que voltam de empréstimos (Mateus Vital, Ramiro e Léo Natel), e com a chegada de Balbuena e Yuri Alberto, o Corinthians terá um elenco forte o suficiente para brigar pelos títulos das três competições que disputa.

Também tivemos três lances 'polêmicos' durante a partida: o pênalti não marcado em Adson no primeiro tempo e duas faltas duras que poderiam ter resultado em expulsões (de Du Queiroz em Rodrigo Caio e de Pedro em Gil).

E ainda tivemos algumas marcações equivocadas, como inversões de faltas e outras não marcadas. 

Independente disso, o resultado final foi justo.

Também merece destaque o fato de Fábio Santos ter completado 300 partidas com a camisa do Corinthians, enquanto que Cássio chegou a espantosos 600 jogos pelo clube, marcas muito respeitáveis e que poucos jogadores conseguem atingir em suas carreiras. 

Link:

Melhores momentos de Corinthians 1X0 Flamengo (10-07-2022):

https://www.youtube.com/watch?v=wfvSu9nQD4k

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileiro 2021 - Campeonato termina com resultado final inquestionável!

Corinthians monta um elenco forte, volta a ser competitivo e a situação financeira melhora em 2022!