Corinthians 1 X 0 Fortaleza - Comentários sobre a partida!
Este blog foi criado para que eu possa comentar e analisar o futebol brasileiro e mundial. Estarei sempre publicando por aqui. Sejam bem-vindos para ler e comentar, dentro das regras do Respeito e da Civilidade.
Bem, para começar, vou fazer alguns comentários sobre a partida Corinthians 1 X 0 Fortaleza (gol de Cantillo), realizada ontem, na Neo Química Arena.
1 - Primeiro tempo!
O primeiro tempo foi dominado pelo Fortaleza, embora a melhor chance tenha sido criada pelo Corinthians, logo no início da partida, quando Du Queiroz passou a bola para Roger Guedes, dentro da área do time cearense, chutar cruzado, com o pé direito (que não é o melhor dele). A bola passou próxima da trave.
Caso o gol tivesse sido assinalado, então a história da partida teria sido outra, é claro.
2 - Segundo Tempo!
O segundo tempo foi inteiramente dominado pelo Corinthians, que criou inúmeras chances de gol e 'amassou' o Fortaleza.
O Corinthians do segundo tempo, com Mosquito e Cantillo no time titular, e depois com Jô, melhorou bastante e fez jogadas variadas, indo muito além dos 'chuveirinhos' sobre a área, como aconteceu contra a Chapecoense.
Assim, tivemos tabelas, jogadas em velocidade, dribles, infiltrações. Vimos um Corinthians jogando um futebol bonito, ofensivo, com variações.
Portanto, ficou claro que o Sylvinho deveria ter começado a partida com Gustavo Mosquito e Cantillo no time titular.
3 - Fora Sylvinho coisa nenhuma!
Entendo que o novo treinador corintiano ainda está conhecendo melhor os jogadores, fazendo muitos testes e variando as escalações e formações do time, com o objetivo de descobrir o que é melhor.
Neste processo, é claro que ele irá cometer erros, tal como aconteceria com qualquer outro treinador que tivesse assumido o comando do Corinthians após a demissão de Vagner Mancini, que também errou bastante quando treinou o time.
O que se deve cobrar, sempre, de Sylvinho é reconhecer os erros e corrigir os mesmos, não insistindo com formações, escalações e posicionamentos que não funcionam.
Assim, o Brasileiro está servindo como uma pré-temporada para o Sylvinho, como também aconteceria com qualquer outro treinador que estivesse em seu lugar.
A obrigação de Sylvinho, até pela qualidade muito boa do elenco corintiano, é conquistar vaga na Libertadores de 2022, de preferência uma vaga no G4.
Isso se tornou perfeitamente possível depois destas duas vitórias na Neo Química Arena, contra Chapecoense e Fortaleza.
Agora o Corinthians conta com 47 pontos e está em sexto lugar, contra 49 pontos do Red Bull Bragantino (4o. lugar) e 48 pontos do Fortaleza (5o. lugar). Os três times tem o mesmo número de partidas disputadas (até o dia 06/11).
Logo atrás temos Internacional (7o. lugar) com 44 pontos, Fluminense com 42 pontos (8o. lugar) e Cuiabá (9o. lugar) com 39 pontos. Os três times também disputaram 30 partidas (até o dia 06/11).
4 - Roger Guedes e faltas!
Roger Guedes foi caçado pelos jogadores do Fortaleza, que faziam um rodízio para cometer as infrações no ótimo jogador corintiano. Guedes sofreu 9 faltas, de um total de 26 que foram cometidas pelo time do Fortaleza.
Pelo menos um dos jogadores do time cearense deveria ter sido expulso. O árbitro foi 'bonzinho' com o antijogo, que também incluiu muita 'cera', do Fortaleza.
Se o Roger Guedes estivesse disputando o Brasileiro desde a primeira rodada, então ele seria o jogador campeão em faltas sofridas.
Aliás, deveriam criar um 'Prêmio Garrincha' para os jogadores que mais sofrem faltas em uma temporada. Roger Guedes seria o grande favorito para ficar em primeiro lugar.
5 - Cantillo e Gustavo Mosquito titulares!
Ficou claro, mais uma vez, que Cantillo e Gustavo Mosquito precisam começar as partidas pelo Corinthians, que joga melhor com eles no time.
Cantillo sempre joga bem. Ele faz de tudo: marca, desarma, tem excelente passe de longa distância, ótima visão de jogo e chega na frente para tabelar e finalizar, como aconteceu ontem, quando deu início e finalizou a jogada do gol.
Mosquito, por sua vez, tem muita velocidade, dribla e faz jogadas que quebram a marcação adversária, abrindo espaço para criar boas chances de gol.
6 - Gustavo Mosquito e Fagner!
Com o Mosquito no time titular o Fagner também sobe muito de produção, pois passa a ter um jogador de velocidade com quem pode fazer jogadas (tabelas, penetrações...).
Gabriel Pereira é um jovem e talentoso jogador, mas não se caracteriza pela velocidade, mas por jogar com a bola no pé.
7 - Renato Augusto no meio de campo sempre!
Também ficou evidente que Renato Augusto precisa jogar no meio de campo e não como falso 9, onde rende bem menos. Colocá-lo no ataque, centralizado, é perder um jogador criativo e talentoso que tem condições de organizar e dar mobilidade para o time com seus passes e lances individuais.
8 - Fim do 4-1-4-1 e adoção do 4-4-2!
Sylvinho deveria abandonar o esquema com um atacante centralizado (4-1-4-1) e adotar o 4-4-2, com dois jogadores de velocidade no ataque (Roger Guedes e Gustavo Mosquito) e quatro no meio de campo (Cantillo, Du Queiroz, Renato Augusto, Giuliano).
Assim, o Corinthians teria um meio de campo mais sólido, criativo e talentoso e os jogadores do meio também poderiam 'pisar na área', chegando com bastante frequência ao ataque para construir as chances de gol.
9 - Gustavo Mantuan como falso 9!
Uma outra possibilidade seria colocar o Gustavo Mantuan como falso 9, embora ele seja um jogador de meio de campo. Porém, ele é jovem, talentoso e tem mais mobilidade do que Renato Augusto. Sylvinho deveria, pelo menos, treinar com Mantuan nessa posição e, se o resultado fosse bom, adotar essa solução para a reta final do Brasileiro.
Já para a próxima temporada, o Corinthians precisa ir atrás, urgentemente, de um atacante que jogue centralizado, seja artilheiro e que tenha mobilidade. Talvez seja necessário buscar esse jogador no exterior, mas que o time precisa de um jogador com essas características é inegável.
10 - Jô sempre no segundo tempo!
Jô entrou bem nas duas partidas recentes, contra Chapecoense e Fortaleza.
E nas duas partidas aconteceu a mesma coisa: ele entrou no segundo tempo e participou da construção de jogadas, sendo o responsável pelo toque de cabeça para Roger Guedes fazer o gol contra a Chapecoense e por fazer, muito bem, o pivô no lance do gol de Cantillo.
Isso mostra que Jô deveria ser colocado no segundo tempo, pois ele tem bom passe, boa visão de jogo, é opção no jogo aéreo e quando ele entra, ele já pega o time adversário mais cansado e com mais espaços para jogar.
11 - Gabriel Pereira!
Parece que toda a polêmica envolvendo a renovação do contrato atrapalhou o futebol do jovem e talentoso Gabriel Pereira. As suas boas apresentações levaram o seu empresário a fazer algumas exigências meio absurdas durante as negociações para a renovação do seu contrato com o Corinthians.
E nesta hora a Fiel Torcida do Corinthians não perdoou, fazendo muitas críticas a ambos, Gabriel Pereira e seu empresário, chegando a chamar o garoto de 'mercenário'.
Tudo indica que Gabriel Pereira foi mal assessorado pelo seu empresário nestas negociações com a diretoria corintiana. Ele é novo, inexperiente, mas tem muito talento e possui um grande potencial. Assim, ele precisa dar a volta por cima, superar as críticas, para que possa voltar a jogar bem.
Link:
Classificação do Campeonato Brasileiro:
Comentários
Postar um comentário