O Corinthians e a contratação do novo treinador!
O Corinthians e a contratação do novo treinador! - Marcos Doniseti!
Apesar de entender que a demissão de Sylvinho veio muito tarde, pois ela deveria ter ocorrido ao final da temporada de 2021, é mais do que evidente que o Corinthians precisa contratar um substituto mais qualificado e experiente do que o ex-treinador corintiano, que perdeu o cargo após uma vergonhosa derrota para o limitado time do Santos, por 2 X 1, em plena Neo Química Arena, pela terceira rodada do campeonato Paulista.
O fato concreto é que Sylvinho não possui, ainda, uma trajetória, nem a experiência e tampouco o conhecimento necessários para ser treinador de um grande clube brasileiro. Ele deveria começar a sua carreira em clubes menores, para ganhar mais 'bagagem', aprendendo e evoluindo.
Isso é normal no futebol e grandes treinadores da atualidade começaram assim. Cito dois exemplos:
- Guardiola treinou o time B do Barcelona por 2 temporadas antes de assumir o comando do time principal, no qual se consagrou.
- Mourinho foi assistente de Bobby Robson por 3 temporadas no Barcelona para, apenas depois disso, se tornar treinador vitorioso em grandes e tradicionais clubes europeus (Porto, Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid).
E para substituir o Sylvinho, eu gostaria muito que o Corinthians contratasse um treinador tão qualificado quanto um Jorge Jesus, um Vitor Pereira ou um Paulo Fonseca, nomes que foram bastante especulados nas redes sociais e por jornalistas nos dias seguintes à demissão de Sylvinho.
Mas esses treinadores são badalados, tem bastante mercado mundo afora e custam caro, principalmente em um momento em que a moeda brasileira passou por uma forte desvalorização (o Euro está cotado em R$ 6,02 no dia de hoje). São treinadores que ganham vários milhões de Euros anuais.
O ótimo Vítor Pereira quase assinou contrato com o Everton em Janeiro, mas o clube inglês escolheu o Frank Lampard, que tem muito menos experiência e uma trajetória muito mais pobre do que a do treinador português, mas que é inglês. Afinal, Vítor Pereria conquistou 8 títulos em sua carreira, contra nenhum de Lampard.
Se o Corinthians quiser trazer um treinador português, então muito dificilmente conseguirá contratar algum dos mais badalados. Se insistir nisso, então terá que gastar bastante. E a atual gestão do clube está procurando melhorar a situação financeira do mesmo, tanto que se desfez de mais de 30 jogadores em 2021 e 2022 (emprestando, não renovando os contratos, vendendo...).
Então, entendo que o Corinthians deveria pensar na possibilidade de contratar alguém menos badalado e que seja, portanto, mais barato, mas que já demonstrou sua competência em vários clubes.
Existem outros bons nomes, que são menos conhecidos e que teriam maiores possibilidades de caber no orçamento do clube. Estes poderiam ser os casos de Pedro Martins e Ricardo Soares, por exemplo, que são dois bons treinadores portugueses.
Pedro Martins está treinando o Olympiacos (lidera o campeonato grego) e tem contrato até Junho de 2024. Ricardo Soares treina o Gil Vicente (5o. lugar no campeonato português) e tem contrato até Junho de 2023.
Então, seria necessário sondar aos dois treinadores para descobrir se existiria algum interesse de um deles em vir para a América do Sul a fim de treinar o Corinthians.
Assim, mesmo no caso do Pedro Martins (Olympiacos) e do Ricardo Soares (Gil Vicente), se o Corinthians tentasse a contratação de um deles, as negociações teriam tudo para ser demoradas e complicadas, porque eles teriam que sair de seus atuais clubes, com os quais possuem contratos longos.
Alguém pode argumentar que eles não são tão vitoriosos, mas este também era o caso do Abel Ferreira, treinador bicampeão da Libertadores pelo Palmeiras. Ele também era um desses treinadores portugueses desconhecidos e sem nenhuma conquista antes de vir para o Brasil.
Logo, caso esta possibilidade (de contratar Pedro Martins ou Ricardo Soares) revele-se muito complicada e demorada, então entendo que o Corinthians deveria pensar na possibilidade de tentar contratar algum treinador sul-americano.
Temos bons nomes de treinadores trabalhando na América do Sul e os salários deles seriam bem menores do que aqueles que são pedidos por treinadores europeus ou que trabalham na Europa.
Uma possibilidade seria a do Corinthians tentar contratar o Sebastián Beccacece, que foi assistente do Sampaoli por muitos anos e que conquistou a Recopa Sul-Americana em 2021, derrotando o Palmeiras na final. Ele também está empregado, treinando o Defensa y Justicia, para o qual retornou em Fevereiro de 2021, e o seu contrato vai até o final de 2022.
O Defensa y Justicia, treinado pelo Beccacece desde Fevereiro de 2021, também foi Vice Campeão argentino em 2021 (campeão foi o River Plate, do Gallardo). O time fez uma ótima campanha (25V, 13E, 8D; 43 Gols Marcados e 24 Gols sofridos).
Seu estilo de jogo é ofensivo, da escola do Sampaoli. Em 2019, o Santos e o Athletico Paranaense tentaram contratar Beccacece e, na época, ele pediu um salário de R$ 420 mil mensais, o que é muito menos do que os salários milionários (em Euros) que são pedidos pelos treinadores europeus.
Assim, entendo que valeria a pena o Corinthians fazer uma tentativa para tentar contratar o Beccacece. E se não der certo, poderia analisar e tentar outros nomes.
Links:
Sebastián Beccacece:
https://www.transfermarkt.com.br/sebastian-beccacece/stationen/trainer/34076
https://www.transfermarkt.com.br/sebastian-beccacece/erfolge/trainer/34076
Vítor Pereira - Títulos:
https://www.transfermarkt.com.br/vitor-pereira/erfolge/trainer/7571
Frank Lampard:
https://www.transfermarkt.com.br/frank-lampard/profil/trainer/60805
Comentários
Postar um comentário