O que poderá mudar no Corinthians com a chegada de Fausto Vera?
O que poderá mudar no Corinthians com a chegada de Fausto Vera? - Marcos Doniseti!
Com a chegada de Fausto Vera entendo que o Vítor Pereira poderá fazer, finalmente, uma das coisas que ele sempre desejou no Corinthians, mas que não era possível pois não tinha jogadores com o perfil necessário, que é ter um meio de campo formado por jovens talentosos e técnicos e que podem fazer marcação alta, o perde-pressiona e a recomposição defensiva rápida.
Esse meio de campo será formado por Fausto Vera, Du Queiroz e Maycon, três jovens e excelentes meio campistas que sabem marcar, desarmar, passar, sair jogando, chegar no ataque e, também, finalizar.
Esse é um meio de campo bastante técnico, jovem e de muito talento. Quando o mesmo estiver entrosado essa formação dará muitas alegrias para a torcida do Corinthians.
E o ataque titular será formado por Willian (com o Adson sendo uma ótima segunda opção e que já está sendo muito utilizado como titular quando o Willian não pode jogar), Yuri Alberto mais centralizado (tendo o Junior Moraes como o reserva imediato, quando o esmo se recuperar) e o Roger Guedes no lado esquerdo do ataque (e neste caso teríamos o Giovane como segunda opção... ele jogou pelo lado esquerdo do ataque contra o Atlético-MG e foi por ali que construiu a excelente jogada que resultou no pênalti que deu a vitória ao Corinthians).
Gustavo Mosquito, por sua vez, voltou a jogar bem depois que se recuperou da cirurgia de tendinite, mas ele claramente rende muito mais jogando pelo lado direito do ataque, onde já temos Willian e Adson. Ele ficaria como mais uma ótima opção para jogar por ali.
Ele também tem muita disposição física e ajuda muito voltando para marcar na defesa, o que é uma exigência de Vítor Pereira, que vê os três setores do time como um todo.
A zaga titular do Corinthians deverá alternar bastante nas partidas, com várias formações, escalando e combinando Gil, Balbuena, Bruno Mendez e Raul Gustavo. Balbuena e Bruno Mendez já provaram, na excepcional partida que fizeram na vitória (2X1) contra o Atlético-MG, no Mineirão, que formam uma dupla excelente.
As laterais tem, do lado direito, o sempre excelente Fagner e o Rafael Ramos (que deveria estar de férias, pois veio da Europa, e cujo rendimento caiu ultimamente em função do desgaste sofrido) e, do lado esquerdo, temos o jovem e técnico Lucas Piton (muito bom ofensivamente e que melhorou defensivamente) e um veterano e excelente Fábio Santos (que faz ótima temporada), que cresce muito nos jogos grandes, mostrando que ainda pode jogar por, pelo menos, mais uma temporada.
Entendo que os meias com perfil mais de criação (Giuliano e Renato Augusto) perdem espaço nessa nova formação, mas serão opções para mudar as características do time em determinadas partidas, ou então entrando no segundo tempo.
Enquanto isso, Roni e Cantillo estão em ascensão e serão escalados com frequência, com o primeiro exercendo uma função de maior imposição física, velocidade e marcação mais forte, embora também esteja evoluindo na qualidade do passe e da visão de jogo, enquanto que o colombiano, que já era conhecido por seu ótimo passe, agora melhorou defensivamente, passando a marcar, combater e a desarmar melhor.
Também merece destaque o goleiro Carlos Miguel, que estreou contra o Atlético-MG e que fez ótima partida, mostrando segurança e confiança, não tendo culpa nenhuma no gol sofrido, pois o chute de Keno era indefensável.
Matheus Donelli é um bom e jovem goleiro, mas talvez tenha se abatido depois de ter sido o titular na derrota para o Ceará por 3X1, mas essa foi uma partida abaixo de todo o time, que deu muita liberdade para o Ceará finalizar. Seria injusto responsabilizá-lo por esse resultado negativo.
Link:
Vídeo analisando o estilo de jogo de Fausto Vera:
Comentários
Postar um comentário