Copa do Mundo: Cenário do futebol mundial mudou totalmente e muitos não perceberam!

Copa do Mundo: Cenário do futebol mundial mudou totalmente e muitos não perceberam! - Marcos Doniseti!

Marrocos eliminou a Espanha nas 8as. de final da Copa do Mundo do Qatar e, também, eliminou a forte seleção de Portugal, nas 4as. de final, surpreendendo ao mundo. Mas o futebol marroquino está evoluindo e se tornando cada vez mais competitivo, o que também está acontecendo com outras seleções.

Um desinformado escreveu, no Twitter, que o Brasil foi derrotado pela Croácia, que seria uma seleção 'meia-boca', esquecendo que ela é a atual Vice Campeã Mundial e que possui jogadores que atuam em grandes clubes europeus (Real Madrid, Chelsea...).

E o pior é que esse comentário, totalmente estúpido, teve muitas curtidas, o que deixa claro o quanto a desinformação sobre a atual situação do futebol mundial é generalizada.

As duas primeiras partidas disputadas pelas 4as. de final da Copa de 2022 (Brasil X Croácia; Holanda X Argentina) foram muito equilibradas. Quem assistiu aos 2 jogos percebeu isso.

Logo, não foi à toa que elas foram decididas apenas na cobrança de pênaltis.

Qualquer uma das 4 seleções poderia ter conquistado a classificação. Até porque nenhuma seleção chega às 4as. de final de uma Copa do Mundo à toa.

Se uma seleção chegou nesta fase, onde temos as 8 melhores seleções, é porque mereceu. E dificilmente teremos partidas com goleadas a partir desta fase. Essas partidas das fases decisivas são sempre equilibradas, difíceis e são decididas nos detalhes.

E hoje, a partida entre Marrocos X Portugal, que terminou 1X0 para a seleção africana, comprova esse equilíbrio. E se o Marrocos conseguiu a classificação, isso foi um mérito dos marroquinos, que na Copa de 2018 quase conseguiram se classificar para as 8as. de final em um grupo que tinha Espanha e Portugal.

Então, isso mostra que o futebol do Marrocos está evoluindo e está se tornando mais competitivo. O mesmo acontece com o futebol de outros países (Japão, Senegal...).

As partidas, nesta fase das Copas do Mundo, também são, muitas vezes, decididas nos pênaltis, onde vence quem cobra melhor e não quem tem 'sorte', como tantos desinformados afirmam por aí, reproduzindo aquela asneira do 'pênalti é loteria', 'pênalti é sorte'.

Não é! Nunca foi!

Vencer cobrança de pênaltis é sinal de capacidade, de competência, de quem se preparou melhor para aquele momento.

Foi por isso que a Croácia derrotou o Brasil nos pênaltis. Os croatas se prepararam melhor para esse momento. Percebia-se isso quando eles caminhavam para cobrar os pênaltis. Demonstravam claramente que estavam seguros do que iriam fazer. Porque? Porque estavam preparados e prontos para isso, oras!

O futebol contemporâneo, disputado entre seleções, tem um cenário totalmente diferente daquele que existia há algumas décadas, quando Brasil, Argentina, Itália e Alemanha conquistavam os títulos. Essa época acabou. Já era. As pessoas deveriam se informar melhor.

Antigamente BAIA (Brasil, Argentina, Itália, Alemanha) dividiam as Copas do Mundo entre si. Mas a FIFA investiu muito em inúmeros países e, de fato, globalizou o futebol e seus métodos modernos de treinamento e preparação.

Com isso, os campeonatos ficaram muito mais equilibrados.

Agora, o que temos?

1) A Itália (4 títulos) ficou sem conseguir classificação para 2 Copas do Mundo seguidas (Rússia e Qatar). Antes ela já tinha sido eliminada na fase de Grupos nas Copas de 2010 e 2014 (África do Sul e Brasil).

2) A Alemanha (4 títulos) foi eliminada na fase de grupos em 2 Copas seguidas (na Rússia e no Qatar);

3) O Brasil (5 títulos) foi eliminado nas 4as. de Final em 2 Copas seguidas e não conquista nenhuma desde 2006 (5 Copas consecutivas);

4) A última Copa conquistada pela Argentina (2 títulos) foi em 1986. Sua atual seleção é muito dependente do imenso talento de Messi. Quando ele parar de jogar pela Argentina, esta se verá em uma situação muito complicada, pois não possui, nem de longe, nenhum substituto à altura;

5) O Uruguai (2 títulos) foi eliminado na fase de grupos desta Copa do Mundo. Luis Suarez e Cavani, seus 2 principais jogadores nas últimas Copas do Mundo, deverão se aposentar da Celeste depois desta Copa do Qatar.

6) E estas 5 são as maiores vencedoras de Copas do Mundo.

7) França (2 títulos) - Das principais campeãs, a única que permanece forte e competitiva, em condições de conquistar o título novamente, que possui um excelente treinador e uma ótima geração de jogadores muito talentosos, com destaque para Mbappé.

8) A Inglaterra (1 título, em 1966), que inventou o futebol moderno, também possui uma geração muito talentosa (Kane, Sterling, Foden, Saka) mas que ainda não conquistou nenhum título importante;

9) Espanha (1 título mundial e 2 Eurocopas) foi eliminada nas 8as. de final das Copas da Rússia (perdeu para a seleção local) e do Qatar (perdeu para o Marrocos). 

Tudo indica que a Espanha ainda não conseguiu superar a aposentadoria da geração mais vencedora de sua história, que era muito talentosa e foi campeã europeia e mundial, que tinha jogadores excelentes, como Xavi, Iniesta, Xabi Alonso, Fernando Torres, Puyol, entre outros.

10) Então, não se surpreendam quando o Brasil, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Uruguai, países que estão entre os mais tradicionais na história das Copas do Mundo, são eliminados por uma Bélgica, Croácia, Marrocos ou Coreia do Sul.

Essa é a nova geopolítica do futebol mundial, que é muito mais competitivo e equilibrado do que aquele que existia até algumas décadas. Essa era de domínio de poucas seleções acabou.

Então, sugiro que parem de escrever bobagens nas redes sociais, como essa de que a seleção da Croácia é 'meia-boca'. Não é. Ela mereceu a classificação porque sua comissão técnica e seus jogadores se prepararam melhor do que o Brasil e, assim, tomou decisões melhores do que as da seleção brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileiro 2021 - Campeonato termina com resultado final inquestionável!

Porque as perspectivas do Corinthians com a nova diretoria são excelentes!

Corinthians monta um elenco forte, volta a ser competitivo e a situação financeira melhora em 2022!