Corinthians X Palmeiras: Afinal, porque os jovens jogadores do Timão são muito mais procurados por clubes europeus do que os titulares do Palmeiras?
Corinthians X Palmeiras: Afinal, porque os jovens jogadores do Timão são muito mais procurados por clubes europeus do que os titulares do Palmeiras? - Marcos Doniseti!
Jovens talentosos revelados pelo Corinthians estão atraindo o interesse de vários clubes europeus que disputam a Champions League. |
Entendo que a resposta para essa pergunta é que enquanto o Corinthians é um time em formação e que conta com muitos jovens talentosos e com grande potencial para evoluir, o Palmeiras tem um time pronto e seus titulares são jogadores maduros e que já se encontram no auge da carreira.
Assim, enquanto os jovens talentos do Corinthians ainda são muitos jovens e podem evoluir muito, os jogadores do Palmeiras estão em uma faixa etária mais adiantada, sendo que 8 dos seus titulares tem 27 anos ou mais.
Somente Danilo (21 anos), Piquerez (23 anos) e Murilo (25 anos) possuem menos de 27 anos entre os titulares.
Isso explica porque o Palmeiras, mesmo sendo considerado, e com razão, neste momento, um dos times mais fortes da América (não ganhou 2 Libertadores seguidas à toa), o clube tem poucos jogadores de destaque que são procurados por clubes europeus.
Os clubes da Europa Ocidental (Portugal, Itália, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha) e do chamado Leste Europeu (Ucrânia e Rússia, antes da guerra) preferem, é claro, contratar os jovens talentos brasileiros que ainda podem evoluir e que, futuramente, poderão vir a ser negociados por valores muito superiores aos que eles pagaram para os clubes brasileiros.
Isso explica porque existe pouca procura pelos jogadores de destaque do Palmeiras. Só para citar três, Dudu tem 30 anos, Scarpa tem 28 e Raphael Veiga tem 27 anos. Eles já passaram da faixa etária que atrai os clubes europeus.
Assim, mesmo que eles fossem jogar na Europa e se destacassem, qual seria o retorno financeiro que eles dariam para os clubes que os contratassem? Praticamente nenhum.
Enquanto isso, o Corinthians está vendo (pelo que é comentado por vários jornalistas e portais e sites que cobrem o clube) vários dos seus jovens mais talentosos (Du Queiroz, João Victor, Raul Gustavo, Gustavo Mantuan, Lucas Piton e Robert Renan) que já estão sendo alvo de sondagens e até de propostas por parte de clubes de vários países europeus.
Estes são os casos da Rússia (Zenit), de Portugal (Porto e Benfica), França (Lyon), Itália (Milan, Fiorentina) e Alemanha (Borussia Dortmund). São grandes clubes europeus, que disputam Champions League, que estão interessados em contratar os jovens talentosos do Corinthians.
Enquanto isso, os titulares do Palmeiras são de jogadores maduros, que estão no auge da carreira e que muito dificilmente irão jogar, no futuro, melhor do que estão jogando neste momento. Eles já chegaram ao auge e pouco ou nenhum retorno financeiro dariam para os clubes estrangeiros que os contratassem.
A imensa maioria dos titulares do Palmeiras são jogadores que já passaram dos 27-28 anos e até de 30 anos. Eles não são nem jovens demais e nem veteranos demais (com as exceções de Weverton, com 34 anos, e Marcos Rocha, com 33 anos).
O fato concreto é que temos poucos jovens no time titular palmeirense. Os mais jovens são Danilo (21), Piquerez (23) e Murilo (25). Oito dos onze titulares tem 27 anos ou mais.
Vejam qual é o time titular do Palmeiras e a idade de cada um deles: Weverton (34); Marcos R. (33); Gustavo G. (29); Murilo (25); Piquerez (23);; Danilo (21); Zé Rafael (29); Raphael Veiga (27); Dudu (30); Rony (27); Gustavo Scarpa (28).
Agora vejamos a escalação que, neste momento, pode ser considerada como aquela que é a titular do Corinthians:
Cássio (35); Fagner (33); João Victor (23); Raul Gustavo (23); Lucas Piton (21); Du Queiroz (22); Maycon (24); Giuliano (32); Mantuan (21); Roger Guedes (25); Willian (33).
Vejam que 7 dos 11 titulares do Corinthians tem até 25 anos, sendo que 5 deles tem, no máximo, 23 anos. E com a quase certa chegada do Yuri Alberto, que está vindo do Zenit, para o clube, esse cenário não irá mudar, pois ele tem 21 anos, que é a mesma idade do Mantuan, que está indo para o mesmo Zenit.
E outros jogadores que são bastante utilizados pelo treinador Vítor Pereira também são bastante jovens, como são os casos de Robert Renan (18), Adson (21), Xavier (22) e Roni (23). Os dois primeiros, em especial, já demonstraram que são bastante talentosos e possuem muito potencial para melhorar.
Robert Renan, de apenas 18 anos, e apesar de ter atuado poucas vezes, já atraiu o interesse do Borussia Dortmund, pois é muito talentoso e tem um grande potencial, fato este que até o Vítor Pereira já comentou em entrevista coletiva.
O atacante Felipe Augusto, de apenas 18 anos, foi o titular contra o Santos pelo Campeonato Brasileiro (0X0 na Neo Química Arena). Guilherme Biro, de apenas 18 anos, é outro jovem de talento que está treinando com os profissionais e já foi relacionado para várias partidas.
Gustavo Mosquito, que é reserva, mas que sempre está jogando, tem 24 anos. Outro jovem talentoso e de futuro, que é o Wesley, tem apenas 17 anos, e tem sido relacionado com frequência e está tendo mais chances para jogar ultimamente. Ele deverá ganhar cada vez mais chances no futuro.
Na partida contra o Santos, pela Copa do Brasil (4X0 para o Timão), realizada na Neo Química Arena, o Corinthians utilizou 12 jogadores que foram revelados na base, sendo que apenas 2 eram veteranos (Willian e Fagner).
Portanto, entendo que isso é que explica porque o Corinthians, que é um time que ainda em formação, está vendo os seus jogadores mais jovens e talentosos sendo muito mais procurados por clubes europeus do que os do Palmeiras, que é um time pronto e muito forte, mas cujo elenco tem poucos jovens.
Espero apenas que, no momento em que for vender os direitos econômicos destes jovens talentosos para clubes estrangeiros, a diretoria saiba valorizar esses garotos e exija valores justos e não as 'merrecas' que aceitava antigamente.
Além disso, a diretoria do Corinthians deveria exigir a manutenção de um percentual nos direitos econômicos destes jovens talentosos quando estas vendas acontecerem, pois é mais do que evidente que, futuramente, eles serão novamente negociados com outros clubes ainda mais fortes e mais ricos do futebol europeu. E daí o Corinthians poderá faturar muitos milhões com isso.
Links:
Corinthians: Jogadores da base são fundamentais em 2022:
Lyon demonstra interesse por Du Queiroz:
João Victor: Zagueiro interessa a Porto, Benfica e Sevilla:
Fiorentina apresenta proposta por Lucas Piton, mas diretoria corintiana recusa:
Milan se interessa por Raul Gustavo:
https://mercadodofutebol.com/mercado/milan-faz-consulta-ao-corinthians-por-raul-gustavo/
Matheus Araújo é observado pelo Ajax:
Gustavo Mantuan irá renovar contrato com o Corinthians antes de ir para o Zenit:
Idade dos jogadores do Palmeiras:
https://www.espn.com.br/futebol/time/elenco/_/id/2029/bra.palmeiras
Comentários
Postar um comentário